José Bueno
É Arquiteto e Urbanista pela USP-SP. Faixa-preta 4º dan em Aikido com formação no Brasil e no exterior. Atua há 25 anos como educador inspirado na filosofia do Aikido, arte marcial cujo propósito é a restauração da harmonia e do equilíbrio em situações desafiadoras.
Desde 1994 está à frente do Instituto Harmonia que desenvolve experiências inovadoras em formação de lideranças, em programas de aprendizagem intergeracional e de empoderamento criativo de comunidades. Como mestre em Aikido, formou dezenas de faixas-pretas, criou um Dojo social na periferia São Paulo, trabalhou com jovens excepcionais e por dez anos inspirou milhares de lideranças como convidado especial nos projetos avançados de desenvolvimento de lideranças da Amana-Key. Em 1999 foi convidado a chefiar a delegação brasileira na cerimônia de posse do mestre Moriteru Ueshiba, neto do criador do Aikido, em Tóquio, Japão.
É membro de diversas iniciativas que buscam por inovação e formas colaborativas de interação para contribuir no desenho de uma sociedade mais humana: Aiki-Extensions, Hub São Paulo, Warrior of the Heart Dojos, Society for Organizational Learning, PYE Global e Peace Dojos. Participou como facilitador em projetos pela paz no Oriente Médio – Training Across Borders – e em inúmeras conferências internacionais nos EUA, Europa e Japão.
O Bueno é um grande amigo. Nos conhecemos através de explorações ao redor do Aikido, em um evento na Antakarana, no qual ele era o convidado. Logo começamos a cogitar a idéia de fazer algo juntos, o que tivemos o prazer de concretizar através do Budocoaching, levando o Aikido como inspiração para dentro das empresas. Considero Bueno Sensei um grande Mestre no Aikido, e frequento aulas em seu Dojo constantemente, para me inspirar e aprimorar. Sou sempre recebido com muita alegria, e é uma alegria ainda maior recebê-lo em nosso Dojo. | Marcio Svartman | Dojo Cho Satya Dojo
Carioca, viveu sua infância no Rio de Janeiro na década de 60, época da bossa nova e da ditadura militar. Começou a aprender sobre diversidade brincando entre amigos pobres e ricos nas ruas de Copacabana. Adquiriu o gosto pela arte enquanto apreciava sua avó Noemï pintar telas em óleo. Gosta de observar, escrever, desenhar, conversar e criar. Do lado Marinho, por parte de sua mãe, herdou a paixão por boas utopias. Do lado Bueno, por parte de seu pai, desenvolveu o pragmatismo e vontade de fazer acontecer.
José Bueno vive em São Paulo e pode ser encontrado conduzindo treinos no Dojo Harmonia, pedalando sua bicicleta pela cidade ou rodeado por seus gatos na varanda da casa, explorando rios invisíveis pela cidade ou entusiasmado por um novo projeto criativo.
A imagem de uma ponte conectando as margens distantes de um rio é sua metáfora preferida e o modo como costuma se apresentar: um faixa-preta em criar pontes.