kanji horizontal b

Definido como uma arte marcial, o Aikido é uma forma de reestabelecer a harmonia do mundo.

Nascido a partir do Bushido, o Código Samurai do Caminho do Guerreiro, e a partir da evolução da compreensão e da aplicação das técnicas pelo fundador, o foco do Aikido não é a derrota do oponente, mas sim conciliar energias aparentemente opostas. Sua técnica e filosofia prezam pelo uso do fluxo para criar sua força e sua efetividade, buscando a segurança e o controle daquele que aplica, cuidando também daquele em quem o golpe é aplicado.

No Aikido, corpo, mente e espírito agem juntos, gerando grande determinação. O Aikido está profundamente ligado à liderança, e seu caminho tem apoiado e formado líderes ao longo de sua história.

A prática desta arte desenvolve a força, a atenção, o equilíbrio, a serenidade e a harmonia. 

Seu nome, Ai – Ki – Do, significa “Caminho (Do) da harmonia (Ai) da energia (Ki)”.

ken

osensei
O Fundador

Criado por Morihei Ueshiba, que inicia o desenho desta prática nos anos 30 como amadurecimento de sua aprendizagem como guerreiro, filósofo e como um religioso atento ao espírito, esta arte de defesa busca mais do que derrotar o oponente; é um caminho de crescimento e fortalecimento, onde espírito, corpo e mente não encontram separação. Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais das quais buscou a compreensão de suas técnicas e seus segredos, mas principalmente baseando-se no estilo da escola vetusta do Daito-ryu Jujutsu, ao qual incorporou técnicas do Kenjutsu – técnica da espada – e do JoJutsu – técnica do bastão curto. Sua vivência em diferentes guerras o levou à busca da vida simples no campo, dedicando-se durante muitos anos ao cultivo da terra, do espírito e da técnica. Já sob amplo reconhecimento, Ueshiba cria a Fundação AIKIKAI, no Japão, centralizando globalmente as diretrizes para o desenvolvimento do AIKIDO, mantendo o Hombu Dojo, em Tokio

Kisshomaru Ueshiba
Kisshomaru Ueshiba
Moriteru Ueshiba
Moriteru Ueshiba, atual Doshu

Após o falecimento do Fundador em 1969, o Aikido seguiu sob orientação de seu filho, Kisshomaru Ueshiba, que veio a falecer em 1999, passando o posto de Doshu para seu filho, neto do Fundador, Moriteru Ueshiba.

Baseado na aprendizagem dos antigos samurais, o Aikido visa formar pessoas íntegras, preparadas a lidar com um mundo de conflitos, evitando que estes levem para desfechos de violência.


O ataque é recebido e acolhido, enquanto sua energia é transformada e devolvida. É uma prática, e sua compreensão profunda só poderá vir do intenso treinamento.

conheça o

headline kids

Assista esta demonstração dada pelo Doshu, em Tokio:

SATYA DOJO | Rua Conselheiro Brotero, 698 | São Paulo | info@satyadojo.com.br | Ao lado do Metrô Marechal Deodoro | QUERO FAZER UMA VISITA