O Aikido

kanji horizontal b

A partir das técnicas do Daitoryu Aiki Jiu Jitsu e de suas profundas reflexões espirituais e da vida em meio à natureza, o Fundador foi ao longo dos anos moldando a arte que viria depois a ser conhecida como Aikido.

Sua técnica e filosofia prezam pelo uso do fluxo para criar sua força e sua efetividade.

No Aikido, corpo, mente e espírito agem juntos, gerando grande fluxo de energia. A prática desta arte desenvolve a força, a atenção, o equilíbrio, a serenidade e a harmonia. 

Seu nome, Ai – Ki – Do, significa “Caminho (Do) da harmonia (Ai) da energia (Ki)”.

Surgimento

Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com diferentes artes marciais, das quais buscou a compreensão de suas técnicas e seus segredos, mas principalmente baseando-se no estilo Daito-ryu Jiujitsu, ao qual incorporou técnicas do Kenjutsu – técnica da espada – e do JoJutsu – técnica do bastão curto. Sua vivência em diferentes guerras o levou à busca da vida simples no campo, dedicando-se durante muitos anos ao cultivo da terra, do espírito e da técnica. Já sob amplo reconhecimento, Ueshiba cria a Fundação AIKIKAI, no Japão, centralizando globalmente as diretrizes para o desenvolvimento do AIKIDO, mantendo o Hombu Dojo, em Tokio

Após o falecimento do Fundador em 1969, o Aikido seguiu sob orientação de seu filho, Kisshomaru Ueshiba, que veio a falecer em 1999, passando o posto de Doshu para seu filho, neto do Fundador, Moriteru Ueshiba.

Baseado na aprendizagem dos antigos samurais, o Aikido visa formar pessoas íntegras, preparadas a lidar com um mundo de conflitos, evitando que estes levem para desfechos de violência.


O ataque é recebido e acolhido, enquanto sua energia é transformada e devolvida. É uma prática, e sua compreensão profunda só poderá vir do intenso treinamento.

Assista esta demonstração dada pelo Doshu, em Tokio:

SATYA DOJO | São Paulo | info@satyadojo.com.br | QUERO FAZER UMA VISITA